Projeto Educação com Movimento nas escolas do PROEITI

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

           O Projeto Educação com Movimento - Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental visa à melhoria da qualidade no atendimento das necessidades educacionais dos estudantes da rede pública de ensino, por meio da reestruturação didático-pedagógica inserindo o professor de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

           Todas as escolas inseridas no Programa de Educação Integral em Tempo Integral - PROEITI de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, também contam contam com os professores de Educação Física e todas elas poderão atuar de acordo com o proposto no projeto, pois há muito tempo já não existem mais dúvidas no ambiente acadêmico, no cotidiano escolar, ou mesmo no senso comum sobre a importância do brincar, do jogar, da ludicidade, enfim, da ampliação e diversificação da cultura corporal e suas linguagens como vivência indispensável para a formação integral e o desenvolvimento sócio-afetivo, psicomotor e cognitivo da criança.

            Por isso, compreendemos, que a Educação Física, ministrada por um professor especialista, é fundamental nos anos iniciais pela possibilidade de proporcionar diversidade de experiências às crianças mediante propostas pedagógicas que favoreçam criar, inventar, descobrir novos movimentos, ver e rever conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações, ou seja, a construção do repertório motor fundamental para a conquista da autonomia funcional do indivíduo e desenvolvimento das demais dimensões.

          Para começarmos a conhecer a proposta de trabalho do Projeto Educação com Movimento, leia o projeto piloto. Para download do arquivo, clique aqui!

1 comentários:

  1. Jeovany Machado disse...:

    Oi Sirlene.

    Cada vez mais estamos caminhando para alcançar esse objetivo. Além das escolas do PROEITI, já são mais de 50 escolas que contam com o Programa Educação com Movimento. devagar estamos chegando lá!!!

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Seu comentário é muito importante para nós!

 
Blog de Educação Integral © 2016 | Jeovany Machado dos Anjos | Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal